10º Fórum de Instalações – BIP

10º Fórum de Instalações – BIP
3 de julho de 2019

Melhoria da qualidade das instalações prediais é crucial para o setor de construção

Fórum realizado em São Paulo, dia 3 de julho, para debater o tema, reuniu mais de 80 pessoas, na Fiesp

Mais de 80 pessoas participaram, no dia 3 de julho, do 10º Fórum de Instalações – BIP, na Fiesp. A pauta do encontro foi a qualidade das instalações prediais, sejam elas elétricas, de gases combustíveis, hidrossanitárias, solar, fotovoltaicas ou de combate a incêndios. “A melhoria da qualidade das instalações é fundamental para a redução das patologias no pós-obra, que têm um custo alto, por isso a busca por melhor qualidade tem que ser constante", disse o diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa.

A necessidade de melhoria contínua do setor também foi destacada pelo presidente da Abrasip – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, Milton Henrique Gomes. “As empresas precisar estar atualizadas. O BIP certifica empresas, o que significa atualização de conhecimento. É um programa importante para todos do setor", afirmou Gomes.

A abertura do Fórum foi feita pelo presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior, e contou com a participação dos presidentes da Abrasip e do Sindinstalação, Milton Henrique Gomes e Sílvio Valdissera, respectivamente; além de Renato Genioli Jr, representante do SindusConSP; e Fabiana Rewald Augelli, representante do Secovi.

O presidente da Abrinstal chamou a atenção para a importância de acompanhar as mudanças das normas técnicas do setor, que é um dos trabalhos desenvolvidos pela Abrinstal.

O evento reuniu profissionais do mercado de construção civil, empresas instaladoras, projetistas, fabricantes de produtos, entidades e associações ligadas ao setor, além de representantes do Corpo de Bombeiros. O objetivo do encontro foi apresentar as ações e desafios do BIP – Building Installation Performance -, que é o selo de qualidade das instalações prediais. É a evolução do Qualinstal e visa aumentar o nível de desempenho do setor.

Combate a incêndios

Um dos temas de destaque do Fórum foi das instalações prediais de combate a incêndios. São significativos e graves os problemas relacionados à infraestrutura das instalações de proteção contra incêndio. Segundo Antônio Fernando Berto, do IPT, a solução desses problemas depende de um plano de ações integradas, com destaque para as áreas de regulamentação e normalização. “As ações de prevenção de combate a incêndio são fundamentais para melhorar a segurança, por isso é tão importante as ações como as do BIP", disse Berto.

Para o representante do IPT, as ações coordenadas dependem de vários agentes, como associações que congregam empresas que atuam no setor, como fabricantes, projetistas, instaladores e manutenção); além de organismos de certificação de produtos e instaladores, entre outros.

“Além de melhorar a qualidade das instalações de combate a incêndios e pensar na segurança das pessoas, também podemos ver pelo lado do fomento desse mercado, pois há muito trabalho a ser desenvolvido nessa área, que é tão importante para a segurança de todos", afirma Berto.

Novos comitês

No evento, José Jorge Chaguri Júnior, anunciou que o BIP deverá ter mais três novos comitês, ligados aos setores de ar-condicionado, combate a incêndio e instalações fotovoltaicas. Atualmente há o comitê de gases combustíveis, elétrica e de instalações hidrossanitárias.

Download Apresentações:

Problemas reais com as instalações de proteção contra incêndio - Visão do IPT
Benefícios com infraestrutura de instalações adequadas

Fotos:

Mesa de Abertura Mesa de Abertura J. Jorge Chaguri Jr./Abrinstal
Renato Genioli Jr./SindusCon SP Milton Henrique Gomes/Abrasip Fabiana Rewald Augelli/Secovi
J. Silvio Valdissera/Sindinstalação Mesa 1º Bloco Painel 1 - Antonio Fernando Berto/IPT; e Jose Jorge Chaguri Jr./Presidente da Abrinstal
Painel 1 - Marcelo Matsusato/Makinsthal Antonio Fernando Berto/IPT Marcelo Matsusato/Makinsthal
Mesa 2º Bloco Painel 2 - Debate com Comgas, Sabesp, Corpo de Bombeiros e SindusConSP Marcelo de Arruda Mota/Comgas
Allan Saddi Arnesen/Sabesp Ten. Cel. Marcelo Alexandre Cicerelli/Corpo de Bombeiro Francisco Antunes de Vasconcellos Neto/SindusCon-SP
Alberto José Fossa/Abrinstal Público Público
Público Público Patrocinador: Techem
  Patrocinador: Bermad  

 

Acesse a programação original do evento.


O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.