1º Workshop de Gestão e Economia de Energia 22 de maio de 2019

Evento discute avanços da normalização e do mercado com mais de 60 pessoas, no Rio de Janeiro

O 1º Workshop de Gestão e Economia de Energia reuniu mais de 60 pessoas no último dia 22 de maio, no Rio de Janeiro. No evento, foram apresentados temas relacionados ao desenvolvimento da normalização nacional e internacional sobre gestão e economia de energia, como a ISO 50.001 (norma internacional que trata deste tema) e do ABNT CB116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia).

Sistema de Gestão de Energia (ISO 50.001) foi o tema central da primeira parte do evento, que teve apresentações de Alberto J. Fossa – diretor executivo da Abrinstal e gestor do CB116, que falou sobre a nova versão da norma, lançada no ano passado; e de George Soares, assistente da Diretoria Geral do Cepel – Centro de Pesquisa de Energia Elétrica, que falou sobre os ganhos com a implementação de Sistemas de Gestão de Energia.

O segundo bloco do 1º Workshop de Gestão e Economia de Energia – realizado pela parceria Eletrobras/Procel & Abrinstal, foi dedicado ao tema desenvolvimento de normas nacionais e internacionais relacionadas à gestão e economia de energia.

Eduardo Lima, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fez uma apresentação sobre o “Panorama geral das atividades no âmbito internacional – ISO TC301"; Carlos Aparecido, da Eletrobras/Procel falou sobre as “Prioridades nacionais em Gestão e Economia de Energia (ABNT CB116)"; e, para finalizar, Alexandre Gallo, da Abrinstal, apresentou as “Atividades desenvolvidas – ISO 50.004, 50.005 e 50.006".

Parceiros fundamentais
Fomentar, apoiar e divulgar ações relacionadas às normas de gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional são os objetivos da parceria da Eletrobras/Procel & Abrinstal. O 1º Workshop de Gestão e Economia de Energia, realizado nesta manhã, no Rio de Janeiro, é uma das ações desta parceria. A Sabesp é uma das patrocinadoras deste convênio, além do Procobre-ICA, a Comgás e a Alubar.

Download Apresentações:

A nova versão da ISO 50001:2018 - Abrinstal
Ganhos com a Implementação de Sistema de Gestão de Energia - Eletrobras
Estrutura CB-116 - Gestão e Economia de Energia - ABNT
Prioridades Nacionais em Gestão e Economia de Energia - ABNT/CB-116 - Procel
Panorama das atividades desenvolvidas ISO 50004, ISO 50005 e ISO 50006 - ISO

Fotos:

Alberto J. Fossa - Abrinstal Alexandre Gallo - Abrinstal Carlos Aparecido - Eletrobras/Procel
Eduardo Lima - da ABNT (Associacao Brasileira de Normas Tecnicas) George Soares, assistente da Diretoria Geral - Cepel Centro de Pesquisa de Energia Eletrica Jose Carlos Basilio e Andrea Matos - Sabesp; Alberto J. Fossa - Abrinstal, George Soares - Cepel; e Carlos Aparecido - Eletrobras-Procel
Público

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.