5º – Workshop Técnico das Empresas Instaladoras – Hidro-Sanitária e Águas Pluviais – QUALINSTAL e Dia Internacional do Instalador Hidráulico (World Plumbing Day)

5º – Workshop Técnico das Empresas Instaladoras – Hidro-Sanitária e Águas Pluviais – QUALINSTAL e Dia Internacional do Instalador Hidráulico (World Plumbing Day)
10 de março de 2017


Workshop realizado na Fiesp foi a principal ação comemorativa do Dia Internacional do Instalador Hidráulico

Evento reuniu mais de 50 pessoas e discutiu a importância da capacitação do profissional que atua no setor

A importância da capacitação da mão de obra foi o principal tema tratado no 5º Workshop Técnico das Empresas Instaladoras Hidro-Sanitárias e Águas Pluviais- Qualinstal, realizado no dia 10 de março, na Fiesp. O workshop foi o evento âncora das comemoração do Dia Internacional do Instalador Hidráulico- 11 de março.

O evento, que reuniu cerca de 50 representantes da indústria de instalações sanitárias, infraestrutura predial e gases combustíveis. Estiveram presentes profissionais de empresas como Deca, Amanco, Bermad, Tecnisa e Comgás. Além de representantes de entidades como Abegás, Sindinstalação, Abrasip e Senai.

O Workshop foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal, Sílvio Valdissera, que anunciou o lançamento de dois concursos internacionais, destinados às crianças do ensino fundamental, relativos ao Dia do Instalador Hidráulico, um de produção de pôster e de outro de vídeo. Valdissera também anunciou um concurso para a escolha do mascote do Dia Internacional do Instalador Hidrossanitário. As regras dos concursos serão divulgadas nos próximos dias no site da Abrinstal (www.abrinstal.org.br). “Vamos trabalhar para criar a consciência de que o instalador hidrossanitário tem a missão de um agente de saúde, que leva água encanada e saneamento básico para as pessoas", disse Valdissera.

Maria Luisa Passerini, presidente da Associação Brasileira de Sistemas Prediais – Abrasip, que participou da mesa de abertura do evento destacou a importância do instalador hidráulico. “Trata-se de uma etapa fundamental de qualquer sistema predial. Esses profissionais merecem o reconhecimento de toda a cadeia, pois lidam com água e gás, elementos muito importantes num empreendimento", disse Maria Luisa.

O diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, falou sobre a importância dos procedimentos de instalações, para profissionalizar o mercado cada vez mais, e anunciou que este ano deverá ser estruturado o primeiro manual com as melhores de instalações hidráulicas. “Queremos reunir o que de melhor está sendo realizado no mundo para o Brasil avançar cada vez mais nesse tema", disse Fossa. Ele também fez uma apresentação, sobre o trabalho realizado pelo Conselho Mundial das Instalações Hidrossanitárias (WPC – World PlumbingCouncil) e da proposta da entidade de promover a saúde a partir da distribuição de água e saneamento básico para todos. Ele ressaltou a importância dos instaladores, como peça fundamental nesse processo de levar água potável e saneamento às comunidades.

Carolina Reis, da Comgás, falou sobre a capacitação profissional e as normas de competência para instalação de gases combustíveis; e Léo Fábio de Barros, do Sindinstalação, que coordenou pela ABNT a norma que estabelece perfil do instalador hidráulico predial (ABNT NBR 15539, validada em 2011), abordou a importância da qualificação para o mercado.

O gerente de Instalações Prediais da Tecnisa, Marcelo Matsusato, abordou o tema “A importância da capacitação da mão de obra para as instalações prediais". A coordenadora técnica do Senai, Vania Oliveira apresentou a estrutura de cursos de formação técnica e profissional para o segmento hidráulico e falou sobre o programa de certificação profissional nacional.

Download Apresentações:

Medições de Resistividade e Impedância de Solo em Áreas Urbanas - Cordeiro
Solução em Segurança e Instalação Elétrica (linha alumínio e conduletes) - Tramontina
A obrigatoriedade do uso de cabos elétricos com baixa de emissão de fumaça está sendo atendida no Brasil - Cobrecom
As alterações significativas do novo Programa de Certificação BIP - Building Installation Performance

Fotos:

Banner Evento Mesa Abertura SindusCon
ABRINSTAL/Secovi/ABRASIP
José Jorge Chaguri Jr.
ABRINSTAL
Milton Henriques Gomes
ABRASIP
Paulo Rewald
Secovi
Renato Genioli Jr
SindusCon-SP
Mesa Bloco 1 Jose Jorge Porto
Cordeiro
Marcos L. Oliveira
Tramontina
Mesa Bloco 2 Hilton Moreno
Cobrecom
Alberto J. Fossa
ABRINSTAL
Patrocinador Evento
Cobrecom
Patrocinador Evento
Cordeiro
Patrocinador Evento
Tramontina
Público Público

Acesse a programação original do evento.

O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.