6º Workshop de Instalações – Elétrica 4 de setembro de 2019

Workshop de Instalações Elétricas discute mão de obra, segurança e eficiência

O Workshop de Instalações Elétricas, realizado no último dia 4 de setembro, lotou o auditório do 4 andar, na Fiesp. No evento foram discutidos temas como a importância de usar fios e cabos elétricos em conformidade, a questão da segurança e riscos de incêndio; a capacitação de mão de obra e também foi apresentado um case de eficiência energética.

Participaram do workshop representantes de construtoras, incorporadoras instaladoras, projetistas e fabricantes de materiais, entre outros. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior, e contou com o presidente do Sindinstalação, José Sílvio Valdissera, o presidente da Abrasip, Milton Henriques Gomes, e os representantes do Sinduscon, Renato Geniolli Júnior; e do Secovi, Osvaldo Wertheim.

Mercado ilegal de fios é alto e aumenta o risco de acidentes

O problema de pirataria no Brasil é sério. Uma amostragem feita pelo Qualifio mostra que somente no mercado de cabos e fios elétricos, cerca de 70% dos produtos têm algum grau de não conformidade. “Isso eleva o risco de incidentes com fogo, inclusive, além do prejuízo financeiro", informa o diretor executivo do Sindicel, Enio Rodrigues, que apresentou o tema “O mercado ilegal de fios e cabos elétricos no Brasil".

O Qualifio e o Sindicel atuam no combate a esse mercado ilegal e realizam consultas e testes gratuitos sobre a conformidade de fios e cabos elétricos.

Preparar mão de obra é fundamental para o setor

Boa parte da energia a ser produzida nas próximas décadas deverá vir de fontes renováveis, como eólica e fotovoltaica. A questão é quanto estamos nos preparando para este novo caminho. Na avaliação do diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, um dos maiores desafios é preparar mão de obra para atender toda essa demanda. “Esse ponto é crucial, mas também é preciso que todos os elos da cadeia estejam preparados para essa nova fase, como projetistas, as empresas instaladoras e os fabricantes de produtos", disse Fossa.

Hilton Moreno, consultor do Procobre, conta que uma pesquisa feita pela entidade recentemente mostrou que a qualidade das instalações de projetos fotovoltaicos está ruim. “Precisamos melhorar a qualidade do ensino para termos mão de obra mais preparada. Esse é um dos maiores gargalos para o crescimento desses projetos. É fundamental investir nesse tipo de formação, pois há muita oportunidade de trabalho nessa área", conta Moreno.

“Construção, Função e Proteção em cabos de Média Tensão", e a “Nova norma de instalações elétricas fotovoltaicas" foram os temas das apresentações do segundo e último painel do Workshop de Instalações – Elétrica.

Eficiência energética traz redução de custos

Poucos temas têm apresentado tanto aumento de interesse como os relacionados à eficiência energética, principalmente pelo aspecto econômico. Essa área deverá crescer, e muito, nos próximos anos. O consultor do Procobre, Hilton Moreno, apresentou no “Workshop de Instalações – Elétrica (BIP)", os resultados do projeto eficiência energética nas instalações elétricas, realizado no Hospital Albert Einstein. O estudo de caso mostra que, no pior cenário, o retorno do investimento em ações de eficiência energética seria de quatro anos.
“Conseguir economizar de 5% a 10% na conta de energia faz muita diferença para o administrador do negócio. Esse mercado de eficiência energética tem boas perspectivas de crescimento", disse Moreno.

Download Apresentações:

Mercado Ilegal de Fios e Cabos Elétricos no Brasil - Enio Rodrigues/Sindicel
Eficiência Energética nas Instalações Elétricas - Case Hospital Albert Einstein - Hilton Moreno/Procobre
Construção, Função e Proteção em Cabos de Media Tensão - Jose Jorge Porto/Cordeiro
A Nova Norma de Instalações Elétricas Fotovoltaicas - Hilton Moreno/Cobrecom

Fotos:

Mesa de abertura do evento com representantes da Abrasip, SindusConSP, Abrinstal, Sindisntalação e Secovi Jorge Chaguri Jr., da Abrinstal Milton Henriques Gomes, da ABRASIP
Renato Genioli Jr., do SindusCon-SP José Silvio Valdissera, do Sindinstalação Osvaldo Wertheim, Secovi
Enio Rodrigues, do Sindicel, e Jose Jorge Chaguri Junior, da Abrinstal Jose Jorge Chaguri Junior, da Abrinstal, e Hilton Moreno, do Procobre Enio Rodrigues, do Sindicel
Hilton Moreno, Consultor Procobre Debate Painel 1 Jose Jorge Porto, Consultor Cordeiro
Hilton Moreno, Consultor Cobrecom Debate Painel 2 Público
Público Cordeiro - Patrocinador Evento CM Comandos - Patrocinador Evento

Acesse a programação original do evento.


O conteúdo das apresentações, incluindo texto e imagem, é de responsabilidade de cada palestrante. A Abrinstal não possui responsabilidade sobre tais conteúdos.