Guia ISO que trata mudanças climáticas deve alertar sobre importância de ações de eficiência energética


Reuniões para tratar do tema foram realizadas em junho, em Berlim e Viena; Brasil participou das discussões

Dois eventos relacionados a ISO, envolvendo a elaboração de um guia sobre mudanças climáticas, foram realizados em junho, em Berlim e em Viena, e o Brasil participou dos dois encontros. No começo de junho, Alberto J. Fossa, participou do evento em Berlim e acompanhou as discussões sobre a elaboração de um guia para considerar aspectos de mudanças climáticas no desenvolvimento de normas internacionais (Guideliness for addressing Climate Change in Standards). No âmbito do Technical Management Board (TMB) da ISO, e associado aos trabalhos desenvolvidos no TC207, foi criado um grupo de trabalho denominado ISO/TMB/TF7 Climate Change Coordination.
No desenvolvimento do guia foi incluída uma sessão específica para alertar sobre as ações de eficiência energética como importante mecanismo para redução de gases de efeito estufa. Nesta sessão também foi incluída referência da ISO 50.001, norma que estabelece requisitos para os Sistemas de Gestão de Energia.
“Acompanhamos as análises sobre contabilização de carbono, relacionando com o uso de energia e o combate às mudanças climáticas. Batalhamos pela inclusão de ações de eficiência energéticas nesse GT e sua inclusão é um registro do nosso esforço internacional na promoção da eficiência energética e da gestão de energia como mecanismos efetivos de combate às mudanças climáticas”, disse Alberto J. Fossa, que participou do evento, por iniciativa e colaboração de projeto no âmbito da Shell/Fapesp – Research Centre for Gas Innovation (RCGI).
Berlin e a ISO TC 301
Na segunda quinzena de junho foram realizadas as reuniões internacionais relativas aos trabalhos ISO TC 301 Energy Management and Energy Savings. Elas aconteceram em Viena, na Áustria. Alberto J. Fossa, que é vice chair do TC 301 e gestor do ABNT CB 116 (Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia), participou das reuniões e apresentou trabalho desenvolvido no âmbito do Technical Manage Board (TMB) da ISO, Task Force on Climate Change Coordination (CCC TF). Esse grupo está desenvolvendo um guia para endereçar as questões de mudanças climáticas na produção das normas internacionais. As questões de eficiência energética e gestão de energia foram consideradas no trabalho e estão presentes no documento em desenvolvimento.
O TC 301 desenvolve as normas da ISO 50001, que é a primeira norma de sistemas de gestão que apresenta requisitos específicos e mensuráveis vinculados à redução de consumo de energia e aumento de eficiência energética, diretamente associados ao combate das mudanças climáticas.