Importância da mão de obra qualificada, segurança e eficiência foram temas debatidos no Workshop de Elétrica

O Workshop de Instalações Elétricas, realizado no último dia 4 de setembro, lotou o auditório do 4 andar, na Fiesp. No evento foram discutidos temas como a importância de usar fios e cabos elétricos em conformidade, a questão da segurança e riscos de incêndio; a capacitação de mão de obra e também foi apresentado um case de eficiência energética.

Participaram do workshop representantes de construtoras, incorporadoras instaladoras, projetistas e fabricantes de materiais, entre outros. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Abrinstal, José Jorge Chaguri Júnior, e contou com o presidente do Sindinstalação, José Sílvio Valdissera, o presidente da Abrasip, Milton Henriques Gomes, e os representantes do Sinduscon, Renato Geniolli Júnior; e do Secovi, Osvaldo Wertheim.

Preparar mão de obra é fundamental para o setor

Boa parte da energia a ser produzida nas próximas décadas deverá vir de fontes renováveis, como eólica e fotovoltaica. A questão é quanto estamos nos preparando para este novo caminho. Na avaliação do diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa, um dos maiores desafios é preparar mão de obra para atender toda essa demanda. “Esse ponto é crucial, mas também é preciso que todos os elos da cadeia estejam preparados para essa nova fase, como projetistas, as empresas instaladoras e os fabricantes de produtos”, disse Fossa.

Hilton Moreno, consultor do Procobre, conta que uma pesquisa feita pela entidade recentemente mostrou que a qualidade das instalações de projetos fotovoltaicos está ruim. “Precisamos melhorar a qualidade do ensino para termos mão de obra mais preparada. Esse é um dos maiores gargalos para o crescimento desses projetos. É fundamental investir nesse tipo de formação, pois há muita oportunidade de trabalho nessa área”, conta Moreno.

“Construção, Função e Proteção em cabos de Média Tensão”, e a “Nova norma de instalações elétricas fotovoltaicas” foram os temas das apresentações do segundo e último painel do Workshop de Instalações – Elétrica.

Veja mais